A partir do próximo mês, a cidade de Contagem ganha mais uma batalha contra a violência doméstica. Na reunião do Comitê Interinstitucional de Combate à Violência Doméstica de Contagem, que aconteceu na última sexta-feira (13), na Casa Amarela, o comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPM- MG), Tenente Coronel Maurício José de Oliveira, anunciou a criação da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) do 18° BPM e apresentou os dois militares que farão esse trabalho.“São dois militares que foram muito bem escolhidos. Desde o mês de agosto estamos discutindo esse processo para que possamos colocar isso em prática. Esse é um portfólio que tende a crescer na região e que, no futuro, teremos notícias ainda melhores. Tenho certeza que esse trabalho vai ser eficiente e importante para a comunidade”, afirmou o Tenente Coronel.
A presidente do comitê e superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Gê Nogueira, demonstrou muita alegria ao receber a notícia. “Agradeço à PMMG, em especial ao Tenente Coronel Maurício José de Oliveira por ter acolhido e atendido a um pedido do comitê. Também quero agradecer à equipe que está chegando e dizer que são muito bem-vindos. Contem conosco porque também vamos contar muito com vocês. A partir de agora somos uma equipe só, então, temos muito que trabalhar, desempenhar e avançar. Podem ter certeza que receber essa notícia mostra que foi mais um avanço. Significa o fortalecimento para toda rede de enfrentamento à violência contra a mulher de Contagem”, afirmou.
Ambos os policiais têm formação em psicologia e especialização e experiência pretérita com o tema. A Cb Rotchely disse que essa criação é uma grande oportunidade, tanto na área profissional quanto pessoal. “Com essa patrulha podemos orientar aquela mulher que é vitima de violência. Com isso, mostraremos a ela que há um caminho, uma possibilidade e a quem e onde recorrer. Com isso, certamente, conseguiremos evitar alguns crimes e consequentemente reduzir as agressões”, acredita a CB Rotchely.
O soldado Corrêa Junior, contou sobre seu histórico trabalhando nessa área e se colocou à disposição. “Por eu ter trabalhado com esse tipo de público, já tenho certa experiência. É gratificante poder fazer parte desse projeto. Tenham a certeza que vamos nos empenhar, ao máximo, no atendimento a esse público”, disse. Durante o mês de setembro os militares passarão por treinamento junto a 1° Cia Ind de Prevenção à Violência Doméstica, sediada em Belo Horizonte, e capacitação no 18° BPM. A patrulha será efetivamente lançada em outubro, na sede do 18° BPM - MG.